ORAÇÃO DO AGENTE DE PASTORAL DA SAÚDE
Pe. Arnaldo Pangrazzi (MI)

Acalma meu passo, apressado, ó Senhor, torna-me um instrumento mais eficaz da tua misericórdia. Abençoa a minha mente para que eu não seja indiferente ou insensível, mas esteja atento às necessidades do irmão que sofre. Abençoa meus olhos para que estejam abertos para reconhecer o teu rosto no rosto de cada doente, leva-me a descobrir a luz e os tesouros interiores de cada um. Abençoa meus ouvidos para que acolham as vozes dos que pedem para serem escutados e respondam as mensagens dos que não sabem expressar-se. Abençoa minhas mãos para que não permaneçam fechadas e indiferentes, mas transmitam calor e proximidade a quem precisa de uma presença amiga. Abençoa os meus lábios para que não pronunciem frases feitas de palavras vazias, mas transmitam compreensão e carinho de um coração que ama. Abençoa meus pés, ó Senhor, para que possam deixar rastros de minha passagem por este mundo. Dá-me o dom de promover o diálogo silencioso do doente contigo. Amém.

ORAÇÃO DO ENFERMO

Senhor Deus, coloco-me diante de ti, em atitude de oração. Sei que Tu me ouves e me vês. Sei que estou em Ti e que a Tua força está em mim. Olha para esse meu corpo marcado pela enfermidade, Tu sabes, Senhor, o quanto me custa sofrer. Sei que Tu não Te alegras com o sofrimento dos teus filhos. Dá –me, Senhor, força e coragem para vencer os momentos de desespero e cansaço. Ajuda-me para que eu seja paciente e compreensivo, simples e modesto. Neste momento, ofereço a ti todas as minhas preocupações, angústias e sofrimentos, para que eu seja mais digno de ti. Aceita, Senhor, que eu una os meus sofrimentos aos sofrimentos do teu filho Jesus Cristo, que por amor dos seus irmãos deu a sua vida no alto da Cruz. Amém.

ORAÇÃO DA ESPERANÇA

A Esperança, Senhor, é o maior milagre da Tua Graça; Pois, ainda que vejamos com os nossos próprios olhos tudo que acontece conosco e com nosso mundo, todo sofrimento e todo fracasso, cremos que, apesar de tudo, haja futuro e que a esperança nunca nos abandonará. Agradeço-te Senhor, que, após tanto sofrimento, ainda posso ter esperança. Naquilo que possuo não posso confiar. Vivo somente do futuro, da minha esperança. Senhor dá-me forças para conservar a esperança, não obstante todo mal que me cerca. Dá-me confiança inabalável no teu amor. Tu fazes tudo que prometeste. Que eu sinta alegria por causa da minha esperança, e seja paciente apesar de toda a dor. Amém.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE

Nossa Senhora da Saúde, a Ti recorremos implorando a saúde. Tu, que por vontade do Pai foste a responsável pela saúde de Nosso Salvador, ajuda-nos a readquirir a saúde. Tu que educaste o Menino Jesus, amigo solidário dos pobres e doentes, com maternal presença ajuda-nos para que possamos viver confiantes na salvação eterna, também nos momentos mais difíceis da doença. Mãe protetora, ajuda-nos a recuperar as forças físicas e morais, para que vivamos na alegria do Evangelho de Jesus Cristo, a dimensão do Amor e da Fraternidade, assumindo e respondendo ao Amor infinito que Deus tem para cada um de nós. Amém.

ORAÇÃO A SÃO CAMILO

Glorioso São Camilo, volvei um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concedei aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dai aos que cuidam dos doentes competência, dedicação e amor. Ajudai-os a entender o mistério do sofrimento como meio de redenção e caminho para Deus. Vossa proteção conforte os doentes e seus familiares, e os encoraje na vivência do amor. Abençoai os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém.

ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO

Obrigado, Senhor, porque és meu amigo Porque sempre comigo Tu estás a falar. No perfume das flores, Na harmonia das cores, E no mar que murmura Teu nome a rezar. Escondido Tu estás no verde da floresta, Nas aves em festa, no sol a brilhar. Na sombra que abriga, na brisa amiga E na fonte que corre ligeira a cantar. Te agradeço ainda, porque na alegria, Ou na dor cada dia posso Te encontrar, Quando a dor me consome, Murmuro o Teu nome, E mesmo sofrendo, eu posso cantar. Obrigado, Senhor! Obrigado, Senhor!

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA

Virgem Puríssima, que sois a Saúde dos Enfermos, o Refúgio dos Pecadores, a Consoladora dos Aflitos e a Despenseira de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo apelo hoje, para os tesouros da vossa divina misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva a vosso Filho Jesus e agradeça a vós, Saúde dos Enfermos. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém.